quarta-feira, 30 de outubro de 2013

The New Gypsies - OS CIGANOS DA NOVA ERA

Mais conhecido por seu trabalho no mundo da moda, o primeiro registro de McKell desses viajantes aconteceu em 1986. Foi a década em que um grupo de jovens de diferentes classes sociais batizados de “New Age Travellers” (“viajantes da nova era”), alimentados pelo espírito punk, pela filosofia anarquista e pelas crenças hippies, subiu a bordo de uma frota de ônibus velhos rumo a uma vida de liberdade nômade, transitando entre festivais de música e acampando em sítios clandestinos.
Quinze anos depois, McKell foi ao Stonehenge Summer Solstice — festival anual que reúne milhares de pessoas no histórico monumento — em busca dos viajantes do chamado “Peace Convoy” (“comboio da paz”) que havia fotografado. Qual não foi sua surpresa ao encontrá-los e perceber que haviam trocado suas vans e ônibus velhos por carroças puxadas por cavalos.





















— Não foi difícil achá-los já que eles eram os únicos em carroças. Mas o que me deixou mais fascinado foi ver que ao mesmo tempo em que usavam carruagens e cavalos, tinham acesso a todo tipo de gadgets e tecnologias modernas, como telefones celulares, laptops e até contas em redes sociais — conta McKell, por e-mail. — Amei essa ideia do velho e do novo juntos na estrada aberta. Foi então que decidi seguir esses novos ciganos durante dez anos registrando seu estilo de vida.

Publicado pela Prestel Publishing em 2011 e com uma nova edição, revista e ampliada, prevista para o começo de 2014, “The new gypsies” — que pode ser comprado também pelo site iainmckell.com — mostra as transformações sofridas pelo movimento ao longo dos anos, registrando vários momentos na vida dos viajantes, das celebrações em festivais no verão à vida interiorizada no inverno. Seus personagens têm um estilo único. Ao mesmo tempo em que a atmosfera das fotos transparece uma certa melancolia nostálgica, os viajantes exibem no olhar um claro orgulho por serem outsiders.

— Essas pessoas vivem uma vida independente da sociedade e são muito felizes e realizadas, viajando, trabalhando e cuidando de seus cavalos — diz McKell, que se tornou amigo de muitos dos viajantes. — Eles são apaixonados pela comunidade em que vivem, não deixam nenhum rastro de carbono pelo caminho e levam um estilo de vida sustentável onde o dinheiro não é o principal objetivo para a existência. É preciso muita coragem e sabedoria.

Para conhecer um pouco da Biografia de Iain Mckell veja esse post : http://cupinwonderland.com/iain-mickell

se gostaram compartilhem e deixem um comentario :}

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE UM COMENTÁRIO E ESTAREI FELIZ EM RESPONDER :)